– FIAPOS DE SAUDADE

Conheci a professora Joselice Macedo Barreiro em 1968, quando eu coordenava o Colégio de Aplicação da Católica. Em ato de coragem, alguns professores como o saudoso Juscelino Barreto, a professora Regina Robatto, instituímos uma escola primária gratuita, para crianças que habitavam o entorno do Colégio (Palma), e o centro da cidade (Maciel e Pelourinho).

Funcionava como campo de prática para as alunas do magistério, as quais, sob nossa orientação, assumiam as turmas por todo o ano letivo. Professoras Joselice e Lícia Regina gostavam da experiência e, por isso, nos assessoravam na lingüística aplicada ao ensino da língua materna para a meninada.

Desde aquele então, Joselice me nomeava, carinhosamente, Marynha.

Voltei a estar com ela na década de 80, quando me agregou a um grupo (Jaime Barros, Anna Amélia Marback, Rutiltes Fonseca, Célia Adler) que, sob sua coordenação, realizava para o IAT/ Instituto Anísio Teixeira uma pesquisa sobre o ensino da gramática normativa nas quatro últimas séries do primeiro grau. Terminada a pesquisa, parte do grupo se manteve em confraria.

Certa vez, sabendo que Joselice iria a nossa casa, Zé Arapiraca trouxe, de surpresa um pequeno aparelho de chá: “Aqui, para você recepcionar sua amiga Joselice Macedo”. Embalada pelo aparelho novo, coloquei uma toalha de linho sobre a mesa, a qual serviu de passarela para meu pequeno, que à época devia estar com seus irresponsáveis três anos. O subsequente, não é preciso contar e nem é o que importa.

O que importa é que a amizade se manteve sempre. No meu exame de qualificação, na defesa da tese, na partida de Zé…

Na volta do Campo Santo, Anna Amélia, Rutiltes e eu, sem lenço e sem documento, ficamos a espiar cantos com cara da nossa amiga: Rua Sabino Silva, Alameda da Barra, Clube Espanhol, Barravento, por fim, o acarajé de Dona Edna na Avenida Sete.

Nesse giro, conseguimos ligar pontos de lembrança viva, agasalhadas pela cortina da saudade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: