– EDC C36 ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADE DE CAMPO

Caras Criaturas do Riso no Currículo,

Por puro zelo e uma ponta de neurose, reconheço, ratifico e amplio informações sobre a nossa Atividade de Campo, partilhando com vocês o que segue:

No próximo dia 08 de abril do ano em curso, será realizada a Atividade de Campo “À Escola com prazer!”, com a intenção de que conheçamos, um pouco mais, o funcionamento do riso, na modalidade rir de e rir com, em uma unidade escolar, considerando os sujeitos da educação que nela estão envolvidos – estudantes, professores, diretor, vice-diretor, bibliotecário, psicopedagogo, porteiro, merendeira, entre outros, tomando como base o debate teórico promovido pela leitura de:

BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. 4ª ed. Trad. Iara Frateschi vieira> São Paulo-Brasília: Hucitec, Editora da Universidade de Brasília, 2008, 419p.

BERGSON, Henri. O Riso: ensaio sobre a significação da comicidade. Trad. Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2001, 152p.

SALIBA, Elias Thomé. Raízes do riso: a representação humorística na história brasileira da Belle Époque aos primeiros tempos da rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, 366p.

  1. 1. Sobre as Unidades Escolares onde a Atividade de Campo poderá ser realizada (outras escolas também poderão ser escolhidas)
  • Escola Municipal Santa Terezinha do Chame-Chame

Diretora: Sra. Rita Amorim

End. Av. Centenário, nº 2899 Chame-Chame

Tel.: 3611-1360

  • Escola Municipal Casa da Amizade

Diretora: Sra. Maria de Fátima Gomes dos Santos

End. Rua Quintino de Carvalho, nº 45 Jardim Apipema

Tel.: 3611-1314; 3611-1315

  • Escola Municipal Rui de Lima Maltez

Diretora: Patrícia Nogueira

Ladeira dos Galés – Brotas

Tel.: 3611 6807/ 3322 9799

OBS: A entrega dos ofícios, apresentando os grupos, nessas três escolas, será da minha responsabilidade. Portanto gostaria de ter informações.

  1. 2. Sobre o horário de realização da Atividade de Campo e seu cumprimento
  • Em todas três escolas

3.   Sobre a atividade na Unidade – campo de estudo

  • Sobre a observação

Na atividade de campo, governada pela OBSERVAÇÃO de fatos e fenômenos em que o riso apareça é preciso ler, com discrição, responsabilidade e respeito, os acontecimentos da/na escola. Para ter acesso ao que a unidade escolar dispõe – projetos, recursos didáticos, acervos (livro, texto avulso, coletânea, cd, DVD), ambientes específicos- biblioteca, sala de leitura, laboratórios – é importante pedir consentimento a quem, no momento, estiver na direção da unidade escolar. Para colher informações junto aos  “sujeitos” da unidade escolar, o diálogo  amistoso é fundamental. Isso requer cuidados:  com o que se perguntará e ao modo como se perguntará. Nesse sentido, vale a pena elaborar as perguntas, previamente e estar preparado para as que podem decorrer do diálogo.

  • Sobre a observação de aulas

A observação de aulas está condicionada à permissão do professor(a)/diretora/ coordenadora. Cabe aos grupos, portanto, solicitar a permissão bem como solicitar que seja definido o número de observador (a), por classe.

  • Sobre atividade nas salas

Cabe aos grupos planejar atividades, de preferência que tenha alguma relação com o riso, e distribuir responsabilidades para que todos tenham oportunidade de algum envolvimento na classe.

  • Sobre o registro

Sugerimos que todos façam registros por escrito, sempre com discrição. É possível também optar por outra natureza de registro (filmagem, foto, gravação de voz).

Os registros deverão ser retextualizados, reorganizados, enfim arquitetados, conforme critérios definidos por cada  grupo, para socialização na aula do dia 15 de abril de 2010.

Abraços risantes,

Mary

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: