– EDC 285 ALFABETIZAÇÃO – CRONOGRAMA DO CURSO

Nº. MARÇO CONTEÚDO / ATIVIDADE
1 03 Instalação do Curso

“As meninas” – Cecília Meireles

Concepções de língua e de linguagem

Apresentação e discussão do cronograma do curso

2 10 Anagrama com nomes próprios

História – “A princesa e o sal”

Concepções sobre ensino da íngua

Distribuição de material de estudo pelos grupos

Indicação das primeiras leituras:

“Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética”

páginas: 07-46 (17/030

47-70 (24/03)

71-88 (14/04)

111-132 (28/04)

Livro: “Reflexões sobre alfabetização” ou  “Psicopedagogia da  língua escrita”  (24/03)

3 17 Poemas – Cecília Meireles (com nomes próprios)

DVD Nome próprio e os próprios nomes

Agenda telefônica com nomes dos colegas

Histórico da alfabetização – a questão dos métodos

Recolhimentos das primeiras anotações ou primeiras sínteses

4 24 Preparação e jogo com cartelas de bingo – nomes próprios

DVD História da escrita e a  construção da escrita na criança:

Introdução ao escudo da psicogênese da língua escrita

Orientação para confecção de álbum – textos privilegiados para alfabetizar

Recolhimentos de anotações/sínteses

5 31 Níveis de hipóteses de escrita dos alfabetizandos

Instrumento de avaliação dos níveis de escrita

Planejamento da primeira visita à escola

ABRIL CONTEÚDO / ATIVIDADE
6 07 À escola com prazer – 1ª visita de observação e investigação
8 14 Relato oral e escrito da 1º visita à escola

Introdução ao estudo de reflexão/consciência fonológica e alfabetização

Caixa de surpresas

Livros de Elias José da Coleção Patati Patatá – produção e socialização de atividades

Recomendação de Estudo “Guia teórico do alfabetizador” Miriam Lemle (05/05)

Recomendação de estudo do livro “Alfabetização e letramento: conceitos e relações” (aula 12/05)

Recolhimentos de anotações/sínteses

9 28 Atividades de consciência fonológica –  rima, aliteração e sílaba e fonemas

Instrumento avaliação – consciência fonológica

Planejamento da 2ª visita à escola

Recolhimentos de anotações/sínteses

MAIO CONTEÚDO / ATIVIDADE
10 05 Introdução ao estudo das relações fonemas-grafemas – Miriam Lemle

Trabalho Individual – “Algumas atividades linguísticas”

Recolhimentos das anotações/sínteses

11 12 Continuidade do estudo das relações fonemas-grafemas

Distribuição do instrumento de avaliação abrangente

DVDs: “Ler para aprender” e “O que acontece quando lemos”

relações entre alfabetização e letramento

Recolhimentos de anotações/sínteses

12 19 À escola com prazer – 2ª visita de observação e investigação
13 26 Relato oral e escrito da 2ª visita à escola

Apresentação dos álbuns

14 29

SÁBADO

Oficina de produção de material – primeiro grupo
JUNHO
15 02 Aulas de alfabetização: preparação/apresentação
16 09 Aulas para alfabetização: preparação e apresentação
17 16 Encerramento do curso
18 23 Oficina de produção de material – segundo grupo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: