– ATIVIDADE ALFABETIZÇÃO – Trava-língua digo digo

TEXTO:

Quando digo digo digo digo
não digo Diogo
quando digo Diogo digo Diogo
não digo digo

OBJETIVOS

Usar estratégias para atualizar e reforçar informações sobre Cecília Meireles

Ampliar a consciência fonológica sob composição e decomposição de palavras

  • Desenvolver a linguagem oral e ampliar o conhecimento do gênero textual trava-língua
  • Apreciar a composição estética do gênero textual trava-língua
  • Realizar reflexão fonológica através distinção semântica e sonora das palavras chave do texto
  • Realizar reflexão fonográfica com as  palavras do texto
  • Estimular a memorização do texto

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

  • Reunir os alunos em círculo para escutar o texto recitado pelo professor, ora bem explicado e ora RÁPIDO.
  • Brincar de pronunciar todo o texto cada vez melhor e mais rápido até conseguir a sua memorização
  • Colocar a letra na lousa para leituras
  • Dividir a turma em quatro grupos (pré-silábicos, silábicos, silábico-alfabéticos e alfabéticos), entregando para cada grupo o texto fatiado: para o primeiro fatiado em sentenças. Para o segundo fatiado em palavras e sílabas. Para o terceiro e quarto fatiado em palavras e letras.
  • Pedir que montem o texto e durante a atividade, fazer intervenções quando necessário, especialmente na ordenação das partes menores, sílabas e letras.
  • Retomar a atividade oral de  nova apresentação de cor e cada vez mais rápido.
  • Substituir as palavras DIGO e DIOGO por palavras contrárias e dizer o trava-língua. Para isso deve estar bem decorado mesmo. (Claro/escuro, grande/pequeno, doce/salgado, claro/escuro, largo/estreito, mais/menos, perto/longe, gordo/magro, fino/grosso, longe/perto, em cima/ embaixo, alto/baixo, sim/não, bom/ruim, forte/fraco, muito/pouco, duro/mole, triste/alegre, cedo/tarde,…
  • Realizar tarefa em dupla de montagem, com o alfabeto móvel, das palavras do texto, misturando crianças com diferentes tipos de hipóteses psicogenéticas,
  • Realizar tarefa individual:  ditado das palavras do texto, iniciando por DIGO e DIOGO.
  • AVALIAÇÃO
    Observação e intervenção imediata com vistas à participação e progresso de todos os componentes da classe.
  • Registro das reações individuais e coletivas com vistas ao retorno das atividades nos dias subseqüentes.

RECURSOS

  • Quadro de giz
  • Alfabeto móvel

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: