– ATIVIDADE ALFABETIZAÇÃO – O chão e o pão

TEXTO:

O chão e o pão – Cecília Meireles

O CHÃO.
O GRÃO.
O GRÃO NO CHÃO

O PÃO.
O PÃO E A MÃO
A MÃO NO PÃO.

O PÃO NA MÃO
O PÃO NO CHÃO?
NÃO

OBJETIVOS

  1. Usar estratégias para atualizar e reforçar informações sobre Cecília Meireles
  2. Desenvolver a linguagem oral e ampliar o conhecimento do gênero textual – poema
  3. Estimular o desenvolvimento de representações e antecipações durante a leitura do texto
  4. ampliar a consciência fonográfica sobre composição e decomposição de palavras

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

Reunir os alunos em círculo e dizer que iremos trabalhar com um poema de uma poetisa já nossa conhecida.

Perguntar o que sabem sobre Cecília Meireles e que poema dela se lembram?

Perguntar: o que é um poema, o que sabem sobre poema, já viram ou ouviram um, qual e por que pode ser considerado um poema? À medida que os alunos forem dando respostas frisar e complementar seus conhecimentos prévios, ressaltando que poema é um gênero textual que geralmente – mas nem sempre – tem rimas e que é dividido em versos e estrofes. Acrescentar que através do poema o autor e o leitor exercitam a arte de, com palavras, criar/vivenciar ritmos, sons e significados.

Dizer o título do poema e explorar antecipações a partir do título do poema “O chão e o pão”

Ler o poema em voz alta uma vez, com entonação legal e depois repetir a leitura. Perguntar o que acharam do poema, sua sonoridade, seu ritmo, e deixar que se coloquem. Explorar as rimas e tornar observável que todo o poema é montado com palavras curtas em – ao, o que dá ritmo ao poema.

Após a exploração oral, mostrar o poema por escrito no quadro, ler mais uma vez, seguindo com o dedo, e solicitar leitura ou pseudo leitura dos alunos. Explorar sua arrumação gráfica.

Questionar os alunos quanto às imagens que aparecem no poema, o que lhes parece que diz. Discutir sobre essas imagens, detendo-se em cada verso. Ver se estabelecem relação de sentido entre pão e grão, grão e chão (que supõe certo conhecimento sobre o plantio do trigo e feitura do pão).

Discutir sobre o sentido da interrogação no penúltimo verso e na sua resposta “não”

Para ampliar a consciência fonológica especialmente do som ao, propor a brincadeira de Lá vai a barquinha carregadinha de… para completarem com palavras terminadas em ao, as do poema e outras tantas.

]Grafar as palavras no quadro e fazer análise fonográfica, através de exercícios de comparação, contagem de letras e de silabas,

Reler o texto destacando cada par de rimas com a mudança de intensidade da voz.

Adicionar sons às palavras, solicitando aos alunos que façam a sua composição total: (ma) mão; (pa)pão; (ca)pão;

Após a exploração coletiva do poema, dividir a turma em grupos mistos, com crianças que tenham ou não tenham total domínio da leitura. Distribuir o texto fatiado em palavras, um para cada grupo. Pedir que montem o texto, começando pelo título. Durante a atividade, fazer intervenções quando necessário, especialmente na ordenação das partes pequenas do texto, como artigos, preposições e garantir  que todos possam participar

Depois de montados, pedir que leiam, sendo que um grupo faz a leitura do título e do nome da autora. O outro grupo fará a leitura dos dois primeiros versos e, assim sucessivamente, contemplando a participação de todos.

Depois será pedido que faça a ilustração do poema. Mostrar a ilustração do livro, como ponto de partida.

No dia seguinte, para enfatizar a escrita de pequenas palavras, propor, após reler o poema, um lacunado, para que prestem atenção no fato de que tudo o que se diz deve estar escrito.

Caso a turma tenha pessoas que já lêem com algum domínio (alfabéticas e silábico-alfabéticas), em vez de montar o fatiado, escrever todo o poema memorizado, Depois pedir que arrumem o poema original e comparem seus textos com o original.

AVALIAÇÃO

  1. Observação e intervenção imediata com vistas à participação e progresso de todos os componentes da classe.
  2. Registro das reações individuais e coletivas com vistas ao retorno das atividades nos dias subseqüentes.

RECURSOS

  1. Livro “Ou isto ou aquilo” – Cecília Meireles
  2. Quadro de giz
  3. Texto fatiado em palavras

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: