– ATIVIDADE ALFABETIZAÇÃO – Velocidade

TEXTO:

Velocidade – Ronaldo Azeredo

VVVVVVVVVV
VVVVVVVVVE
VVVVVVVVEL
VVVVVVVELO
VVVVVVELOC
VVVVVELOCI
VVVVELOCID
VVVELOCIDA
VVELOCIDAD
VELOCIDADE

OBJETIVOS

  1. Identificar sentidos para a expressão velocidade
  2. Apreciar a composição estética do texto
  3. Promover reflexão fonológica sobre palavras e letras
  4. Promover reflexão fonográfica sobre palavras, letras, fonemas e sílabas
  5. Usar estratégias de identificação, composição e decomposição de palavras

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

Reunir os alunos em círculo para cantar a música “Lambretinha” Colocar a letra na lousa

O vovô ia a cavalo
para visitar vovó
o papai de bicicleta
pra ver mamãe, ora vejam só!
Hoje tudo está mudado
mudou tudo, sim senhor
e eu tenho uma lambreta
para ver o meu amor.
Corre, corre, lambretinha
pela estrada além
corre, corre, lambretinha
que eu vou ver meu bem.

Discutir a relatividade e contextualidade do conceito de VELOCIDADE, a partir dos eventos narrados na música. Deixar que os alunos façam comentários, cada um falando sobre experiências do dia a dia

Apresentar visualmente e oralmente o poema, chamando atenção para sua formatação estética. Solicitar que façam a leitura. Perguntar o que acharam desse poema, sua sonoridade, seu ritmo, e deixar que se coloquem.

Desenvolver a consciência fonológica e fonográfica da unidade palavra e de suas outras unidades sonoras através de: observação da pronúncia da palavra VELOCIDADE e dos agrupamentos sonoros que a formam, (sílabas e fonemas) Identificação e discussão da diferença de som da letra E, em suas duas realizações no texto. Contagem da quantidade de letras na palavra VELOCIDADE.

Ampliar a consciência fonográfica através de atividades lúdicas como: Composição coletiva de outras palavras com as sílabas e com os fonemas e grafemas da palavra VELOCIDADE. Descoberta coletiva de palavras que rimam com VELOCIDADE e realização de bingo com essas palavras.

Dividir a turma em duplas para, com o alfabeto móvel realizar composição, cópia e leitura de palavras que possuam as mesmas letras da palavra VELOCIDADE

Realizar tarefa individual: ditado da palavra VELOCIDADE e das outras que a partir dela foram formadas.

AVALIAÇÃO

  1. Observação e intervenção imediata com vistas à participação e progresso de todos os componentes da classe.
  2. Registro das reações individuais e coletivas com vistas ao retorno das atividades nos dias subseqüentes.

RECURSOS

  1. Livro “Poesia fora da estante”
  2. Quadro de giz
  3. Alfabeto móvel

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: