- ATIVIDADE ALFABETIZAÇÃO – Canção de Roda a barata

TEXTO:  A BARATA

A Barata diz que tem sete saias de filó
É mentira da barata, ela tem é uma só

ha, ha, ha, ho, ho, ho, ela tem é uma só !

A Barata diz que tem um sapato de veludo
É mentira da barata, ela tem o pé peludo

ha, ha, ha, ho, ho, ho, ela tem o pé peludo !

A Barata diz que tem um sapato de fivela
É mentira da barata, o sapato é da mãe dela

ha, ha, ha, ho, ho, ho,o sapato é da mãe dela

A Barata diz que tem uma cama de marfim
É mentira da barata, ela tem é de capim

ha,ha,ha,ho,ho,ho, ela tem é de capim

A Barata diz que tem um anel de formatura
É mentira da barata, ela tem é casca dura

ha,ha,ha,ho,ho,ho, ela tem é casca dura

A Barata diz que tem o cabelo cacheado
É mentira da barata, ela tem coco rapado

ha,ha,ha,ho,ho,ho, ela tem coco rapado

A barata diz que usa o perfume da avon
é mentira da barata ela usa é detefon

ha,ha,ha,ho,ho,ho,  ela usa é detefon

OBJETIVOS

  • Apreciar a composição estética e gráfica do gênero textual cantiga de roda
  • Estimular o desenvolvimento de representações e antecipações durante a leitura do texto, visando a sua memorização
  • Estimular exercício de pseudo leitura
  • Desenvolver reflexão fonográfica sobre estrofes, versos,e palavras

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

Com os alunos em  círculo, indagar quem conhece a canção que fala de uma barata contadora de vantagens. Oferecer dicas: essa barata diz possuir uma porção de coisas… Indagar se alguém se lembra de que canção estamos falando. Se ninguém se lembrar, solfejar uma partezinha até que descubram.

Após essa iniciação, cantar, cantar e cantar com as crianças, das mais variadas maneiras: professora faz primeira parte das estrofes e as crianças a segunda; meninos cantam uma estrofe e meninas outra, e assim por diante.

Apresentar a canção por escrito no quadro ou em projeção.

ler uma vez, seguindo com o dedo, e explorar sua arrumação gráfica: estrofes e versos.

Solicitar leituras

Convidar crianças para acompanharem a letra na lousa, apontando cada palavra à medida que a música vai sendo entoada. Ler e cantar várias vezes utilizando esse processo.

Convidar grupinhos de duas ou três crianças cada, para cantarem de cor as seis estrofes da canção. Cada grupinho fica responsável por uma estrofe.

Apagar versos das estrofes para serem reconstituídos oralmente e até por escrito, se for possível.

Indagar e conversar, vagarosamente e repetitivamente, sobre a segmentação deste texto em estrofes, chamando atenção para o fato de que cada estrofe é marcada sonora e graficamente. Desenvolver o mesmo procedimento em relação aos versos.

Trabalhar fonograficamente a palavra BARATA, através da observação e exercício de emissão de sons (palavras, sílabas e fonemas) e de identificação das letras  que estão representando esses sons.

Decomposição e composição de palavras a partir da palavra chave BARATA.

Ampliar a consciência fonológica sobre rima com a brincadeira Lá vai a barquinha carregadinha de… para completarem com palavras terminadas em im, on, ado e ura.

Após a exploração exaustivamente coletiva da canção, dividir a turma em três grupos (pré-silábicos, silábicos e alfabéticos) e distribuir, respectivamente, entre eles o texto fatiado em estrofes, versos e palavras, indicando como consigna a montagem do texto. Durante a atividade, fazer intervenções quando necessário, especialmente na ordenação das partes pequenas do texto, como artigos, preposições e palavras pequenas.

No dia seguinte, retomar o texto. Após a leitura propor um lacunado, para que prestem atenção no fato de que tudo o que se diz deve estar escrito.

Fazer ditado com palavras formadas a partir da palavra BARATA

Caso a turma haja pessoas que já lêem com algum domínio (alfabéicas e silábico-alfabéticas), solicitar que escrevam algumas estrofes da canção e depois comparem seus textos com o original.

AVALIAÇÃO

  1. Observação e intervenção imediata com vistas à participação e progresso de todos os componentes da classe.
  2. Registro das reações individuais e coletivas com vistas ao retorno das atividades nos dias subseqüentes.

RECURSOS

  1. Quadro de giz

2. Texto fatiado em estrofes, versos e palavras

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: